por Rodolfo Rocha
Ricardo Alves

Em seus trabalhos mais recentes, o artista plástico brasileiro Ricardo Alves volta sua atenção à pintura de explosões, das quais acabou se aproximando através da busca de imagens curiosas e misteriosas do espaço sideral – um tema com o qual vem trabalhando nos últimos anos. Tomando a fotografia como ponto de partida, o artista constrói na tela sua própria visão, manipulando cor, luz e formas, buscando assim afastar-se de uma espacialidade fotográfica e da forma naturalista, assim entrando no território do imprevisto.

 

O próprio processo artístico de Ricardo Alves tem uma relação direta com o tema das explosões, deixando margem para o acontecimento de falhas, imprevistos e frustrações. Neste ponto, a tensão entre imagem fotográfica e construção pictórica torna-se bastante evidente devido às marcas de pincel, manchas e inúmeras camadas de tinta, nos lembrando de que esta é uma representação artística e estetizada da nossa realidade visível.

 

Além disso, a ‘frustração’ parece ser um dos temas centrais dessas obras. Se por um lado cada um de nós precisa lidar com suas próprias falhas e frustrações de modo solitário – necessidade essa realçada pelo protagonismo de certos elementos na tela, que muitas vezes tomam todo seu espaço –, por outro temos a necessidade pessoal de explosão, como um momento de catarse e libertação. Talvez isso seja o que mais nos atrai nestas imagens. A possibilidade de explosão de nós mesmos para além de nosso próprio corpo. No dia seguinte talvez acordemos um pouco cansados, mas certamente renovados.

 

Rodolfo Rocha

Doutorando em Literatura

Universidade de Kanazawa

Escrito por ocasião da participação do artista na exposição coletiva Fine Art Universiade U-35, no Museu de Arte de Tsukuba, Japão, entre novembro e dezembro de 2017.

 

リカルド・アウヴェス

 

ブラジルの画家リカルド・アウヴェスは、最近の作品では主に爆発をテーマとした絵画に関心を寄せています。これは、彼が近年にわたり描き続けている宇宙空間という主題を模索するなかで、不思議で神秘的な雰囲気を持つ写真などとの出会いをきっかけに辿り着いたテーマです。画家は、写真を出発点としながらも色、光、形などを巧みに変化させることによって、写真的な空間性や自然主義的な技法から離れることを試みます。つまり、原作品から受けたインスピレーションを自身の無意識からの芸術的発露に呼応させるようにして創作を行い、その結果生まれた独自の見方をキャンバスに表現します。

 

リカルド・アウヴェスの創作プロセスには、予期せぬ出来事や不満や失敗が生じる余地が残されており、そのプロセス自体が爆発というテーマと直接的な関係を持っています。私たちは、筆の跡や、絵具の重ね塗りや、シミなどから、作品が現実から切り取られた芸術的な表現であると気付かされます。そして、それらの細部から写真と絵画の間に横たわるとある種の緊張関係を意識させられます。

 

また、「フラストレーション」もリカルド・アウヴェスの近年の作品を貫く中心的なテーマの一つと考えられます。 我々は時に自分の失敗やフラストレーションへの対処法をひとり孤独に考える必要がありますが、そのことはキャンバスの殆どを占める孤高な爆発とどこか共鳴しあっているように思われます。他方で、カタルシスと解放の瞬間としての個人的な爆発の必要性もそこに存在しています。これはおそらく、爆発のイメージにおいて最も魅力的な感覚と言えます。古い自分自身の爆発、そして新たな自分自身の誕生。翌日には疲労感が残るかもしれませんが、きっと真新しい自分自身をそこに見出すことになるでしょう。

 

ホドフ・ホーシャ

金沢大学大学院

人間社会環境研究科

博士後期課程

Ricardo Alves

In his recent pieces, Brazilian artist Ricardo Alves has shown interest in painting explosions, ever since they caught his attention while he searched for odd and mysterious pictures of outer space – a motif usually found in his works for the past years. Using photographs as a starting point, the artist builds his own vision on canvas by manipulating color, light and shapes and trying to distance himself from a photographic spatiality and a naturalistic treatment, thus entering the realm of the unpredictable.

 

Ricardo Alves' artistic process itself is directly related to the motif of explosions, leaving room for frustration, mishaps and mistakes. At this point, the tension between photographic image and pictorial construction becomes quite evident due to the brush strokes, stains and layers of paint, thus reminding us that this is an artistic and aesthetic representation of our visible reality.

 

In addition, 'frustration' seems to be one of the central themes of these pieces. On the one hand, each of us has to deal with our own failures and frustrations in solitude. This necessity is enhanced by the prominence of certain elements in the paintings, which often take up all of its space. On the other hand, we have the personal need for explosion, as in a moment of catharsis and liberation. Perhaps this is what appeals the most to us in these images. The possibility of bursting ourselves beyond our own body. The following day we might wake up a bit tired, but certainly refreshed.

Rodolfo Rocha

Doctorate Student in Japanese Literature

Kanazawa University, Japan

Failed lauch (Rocket explosion), 2017
óleo sobre tela / oil on canvas
90 x 90 cm / 34.4x 35.4 in