ricardo alves



Procurava aleatoriamente imagens que “oferecessem um grau de mistério e estranhamento para motivar pinturas” – eu costumava dizer. Não demorou para predominar o interesse por observações astronômicas e seus aparatos: antenas, sondas, foguetes, telescópios. Luzes captadas e processadas por meio de equipamentos e softwares, para nos fazer ver o que nossos olhos sozinhos não alcançam. Exemplo é a famosa imagem de “Campo Ultra Profundo do Hubble” feita pelo telescópio espacial, em que foram necessárias centenas de captações fotográficas de uma minúscula porção do céu para nos revelar milhares de galáxias. Nesse sentido a construção de imagens realizadas por técnicas e processos, passando por sucessivos estágios e versões, pode assemelhar-se à construção de uma pintura. Mas enquanto as imagens produzidas por cientistas visam alcançar a realidade objetivamente, a pintura pode abordar a realidade e o espaço de maneira não-objetiva. Isso era um pouco do que eu pensava enquanto fazia estes trabalhos... queria que se constituíssem como um reflexo desse desejo de ver o que não conseguimos ver só com os olhos.

*

I used to search randomly images that “offered a degree of mystery and strangeness to motivate paintings” – I used to say. It did not take long for my interest in astronomical observations and its devices to predominate: antennas, probes, rockets, and telescopes. Lights are captured and processed using equipment and software, to make us see what our eyes alone cannot reach. An example is the famous “Hubble Ultra Deep Field” image taken by the space telescope, in which hundreds of photographic captures of a tiny portion of the sky were needed to reveal thousands of galaxies. In this sense, the construction of images carried out by techniques and processes, going through successive stages and versions, can resemble the construction of a painting. But while images produced by scientists aim to approach reality objectively, painting can approach reality and space in a non-objective way. That was a little of what I thought while I was making these works... I wanted them to reflect this desire to see what we cannot see with our eyes alone.